Chuvas de 188 mm e rajadas de vento de até 100 km: temporais causam transtornos no RS
09/05/2025
(Foto: Reprodução) Mau tempo causou transtornos nos municípios, como quedas de árvores, de muros, destelhamento de casas, alagamentos de ruas e de estradas, além da suspensão de aulas. Temporal causa transtornos na Região dos Vales do RS
Cidades do Rio Grande do Sul registraram até 188 milímetros de chuva nas últimas 24 horas e rajadas de vento com velocidades que chegaram a até 100 km/h entre a madrugada e a manhã desta sexta-feira (9).
O mau tempo causou transtornos nos municípios, como quedas de árvores, de muros, destelhamento de casas, alagamentos de ruas e de estradas, além da suspensão de aulas (saiba mais ao longo da reportagem).
Temporal no RS: siga a cobertura
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Em Cachoeira do Sul, onde mais choveu, a média prevista para o mês era de 120 milímetros, ou seja, a quantidade de chuva registrada em um dia superou em 56% o que deveria ter chovido em 30 dias (veja, abaixo, a lista das cidades onde mais choveu).
Temporal atingiu Porto Alegre
RBS TV
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o motivo da instabilidade climática é o avanço lento de uma frente fria sobre o estado. O Inmet publicou um alerta vermelho, válido até 12h de sexta, para áreas do Oeste, Centro e Sul do RS, indicando grande perigo de tempestade. Para o restante do estado, o alerta é laranja, de perigo potencial.
Conforme a Climatempo Meteorologia, com base em dados do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), ao menos sete municípios do RS registraram um acumulado de chuva superior a 100 mm nas últimas 24 horas. São eles:
Cachoeira do Sul - 188,2 mm
Faxinal do Soturno - 162,6 mm
Alegrete - 147,2 mm
Rosário do Sul - 144,4 mm
Caçapava do Sul - 134,8 mm
São Borja - 133,8 mm
Santa Maria - 120 mm
Árvore se partiu com a força do vento e bloqueou parcialmente rua em Porto Alegre
Eduardo Paganella/RBS TV
Porto Alegre
Na capital do RS, o temporal aumentou de intensidade a partir das 4h desta sexta.
Na Rua Múcio Teixeira, no bairro Menino Deus, uma árvore se partiu com a força do vento bloqueando parcialmente a via. Agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) trabalhavam na manhã desta sexta para desobstruir a rua.
Além dessa rua, há bloqueio total por acúmulo de água da Avenida Cavalhada com a Rua Liberal, e bloqueio parcial pelo mesmo motivo da Avenida Otto Niemeyer e da Avenida Vicente Monteggia com a Rua Amapá.
Água já sai de bueiros devido ao temporal em Porto Alegre
Ronaldo Bernardi/Agência RBS
Na Avenida Polônia, próximo da Voluntários da Pátria, a água acumulada nas tubulações ameaçou a sair dos bueiros.
Situação parecida foi registrada na Rua General Câmara, no Centro Histórico, que ficou debaixo d’água por causa da chuva.
Rua General Câmara, no Centro Histórico de Porto Alegre, alagada
Kathlyn Moreira/Agência RBS
A EPTC divulgou que sete cruzamentos estão com semáforos fora de operação devido à falta de energia elétrica. São eles:
Av. Ipiranga com Rua Ramiro Barcelos
Av. Cavalhada com Rua Barcelos
Av. Cavalhada com Rua Florinha
Rua Santa Flora com Rua Dr Campos Velho
Av. Wenceslau Escobar com Rua Dr Castro de Menezes
Av. Nonoai com Av. Cruz Alta
Av. Ceará com Av. Cairú
Semáforo fora de operação no cruzamento da Avenida Ceará com a Avenida Cairú
Divulgação/EPTC
A instabilidade climática fez com que o serviço público reorganizasse ações planejadas para os próximos dias. O Dia D de vacinação contra a gripe, por exemplo, que ocorreria neste sábado (10), foi transferido para 24 de maio. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a decisão "leva em conta a previsão de tempestade e altos volumes de chuva previstos para esta sexta-feira".
Região dos Vales
Água cobre RSC-287, em Santa Cruz do Sul, devido à chuva
Leandro de Almeida/Arquivo pessoal
Devido à chuva, o nível do Arroio Barriga subiu e a água cobriu a RSC-287, na região de Novo Cabrais e Paraíso do Sul. Com isso, o trânsito foi bloqueado totalmente no local. O Batalhão Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) recomenda o desvio por Santa Maria.
Na Fronteira Oeste
Temporal causa transtornos na Fronteira Oeste do RS
Na Região da Fronteira Oeste, as autoridades monitoram o nível do Rio Ibirapuitã, que está em 7 metros. A remoção de famílias começa quando a marca atinge 9 metros.
Região Central
Temporal causa transtornos na Região Central do RS
Em Santa Maria, na Região Central, a chuva provocou a queda de um muro de uma escola. Segundo a direção, as aulas estão mantidas, pois a estrutura afetada não compromete a rotina no local.
Em Faxinal do Soturno, na Região Central, o acesso entre a cidade e Ivorá está interrompido, de acordo com os bombeiros voluntários.
VÍDEOS: Tudo sobre RS