Cantor tradicionalista Pedro Ortaça retorna às gravações após meses em tratamento médico no RS e lançará música ao lado do filho
24/07/2025
(Foto: Reprodução) Pedro Ortaça recebe título de Doutor Honoris Causa na UFSM
O último Tronco Missioneiro, Pedro Ortaça, lançará em agosto sua nova música "Pena Guarany", em parceria com o filho, Gabriel Ortaça. As gravações ocorreram no dia 15 deste mês, na aldeia Guarani do distrito de Buriti, no interior de Santo Ângelo e no Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo em São Miguel das Missões.
O projeto marca o "retorno de Pedro Ortaça", segundo Gabriel. O artista foi internado duas vezes no mês de maio após complicações por edema pulmonar e pneumonia. A produção está em fase final e o lançamento do clipe ocorrerá pela internet.
O dueto aborda a resistência à opressão histórica e atual sofrida pelos povos indígenas, especialmente os Guarani, após a colonização.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Gabriel conta que Pedro foi responsável direto pela obra.
"São três responsáveis pela composição. A letra é de Vaine Darde. Faz 10 anos que a letra estava guardada no violão do pai. Um ano atrás peguei e fiz uma melodia. Mostrei, o pai gostou e me ajudou a colocar o estilo dele na música", disse.
Uma curiosidade é que, pela primeira vez, eles utilizaram violino em uma música.
"Usamos porque o instrumento era usado nas Missões há 400 anos. Os índios tocavam e aprenderam a confeccionar os próprios instrumentos com os Jesuítas", conta.
Doutor Honoris Causa
Pedro Ortaça recebeu em abril deste ano o título de doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Veja a reportagem sobre o assunto no vídeo acima.
No dia 22 de junho, também esteve presente na gravação do Galpão Crioulo Especial, programa da RBS TV, que ocorreu em Ijuí, com Neto Fagundes.
Tronco Missioneiro
A identificação de Tronco Missioneiro inclui Ortaça e os compositores Noel Guarany (1941-1998), Cenair Maicá (1947-1989) e Jayme Caetano Braun (1924-1999), artistas conhecidos por forjar uma nova identidade da música regional caracterizada por críticas sociais e valorização da história do Rio Grande do Sul.
O último Tronco Missioneiro, Pedro Ortaça, em São Miguel das Missões
Rose Ortaça/Divulgação
VÍDEOS: Tudo sobre o RS