Agricultor tem braços amputados após tentar desentupir máquina agrícola no RS: 'Puxaram as mãos e os braços', diz irmão
07/01/2025
Acidente aconteceu último sábado (4), em São Roque, na zona rural de Jóia. Eloir Antônio Menegazzi, de 57 anos, estava acompanhado do filho de 20 anos. Agricultor tem braços amputados em Jóia (RS). Da esquerda para a direita: Eloir, filho e esposa
Cedida pela família
Um agricultor teve os dois braços amputados ao tentar desentupir uma máquina colhedora de silagem, no último sábado (4), em São Roque, na zona rural de Jóia, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Eloir Antônio Menegazzi, de 57 anos, estava acompanhado do filho de 20 anos no momento do acidente.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
De acordo com o irmão de Eloir, a máquina que processa o milho ficou entupida com a palha.
“Não sei por que bobeira ou descuido ele foi mexer em alguma palha, e os facões de rolo puxaram as mãos e os braços dele […] O erro foi não ter desligado a máquina totalmente para lidar”, explica.
Os braços de Eloir ficaram presos na máquina. O filho, que estava ajudando com o serviço, desligou o equipamento e teve que desenrolar as correntes para liberar o pai, que estava prensado. Além do filho, o motorista do caminhão que transportava a silagem também estava no local e ajudou. O agricultor foi resgatado consciente e levado para o Hospital de Clínicas de Ijuí, onde passou por cirurgia.
A família de Eloir produz silagem para alimentar as 60 vacas em lactação. A silagem é feita triturando o milho com uma máquina chamada ensiladeira. Depois, o material é compactado e armazenado em silo para ser distribuído aos animais ao longo do ano.
Acidentes como esse são comuns devido à alta velocidade ou ao acúmulo de produto na máquina. Porém, com a máquina ainda ligada, Eloir tentou desobstruí-la para continuar o trabalho, quando aconteceu o acidente.
O agricultor permaneceu internado por três dias na UTI do Hospital de Clínicas de Ijuí e se recupera no quarto, ainda sem previsão de alta. Segundo a família, ele está se recuperando bem. Não foi registrado boletim de ocorrência.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS